De onde vem: Origens do Carnaval

0 Flares 0 Flares ×
blog.ciadoslivros-carnaval-imagem

O carnaval é a festa mais famosa do Brasil, virou patrimônio cultural, mas o que poucos sabem é que a festa não é uma invenção brasileira. O Carnaval surgiu há mais de 4 mil anos antes de Cristo, na região da Mesopotâmia como forma de celebrar os deuses pagãos e a natureza, comemorava-se principalmente eventos relacionados a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita. Mas a festa ficou famosa mesmo em Roma onde começaram a fazer danças em homenagem ao Deus Pã e Baco, eram as chamadas Lupercais e Bacanais ou Dionísicas.

Com o inicio da Era Cristã a igreja tentou conter os excessos do povo nestas festas por serem pagãs, mas como não houve resultado após muitos séculos a igreja incluiu a comemoração no calendário cristão. A partir do século VIII, com a criação da quaresma, essas festas passaram a ser realizadas nos dias anteriores ao período religioso. O carnaval assim como a Páscoa é um feriado móvel, ou seja, a cada ano é em uma data diferente, porém respeita-se sempre seja em uma terça-feira, um dos motivos é para que não coincida com a páscoa dos judeus.

No Brasil o carnaval iniciou-se no período colonial, se origina no entrudo português que desembarcou no Brasil em 1641, na cidade do Rio de Janeiro. Assim como em Portugal, era uma festa da qual participavam os escravos e as famílias brancas. As máscaras e fantasias começaram a ser popularizadas na primeira metade do século XIX. O primeiro baile de máscaras do Brasil foi realizado pelo Hotel Itália, no Largo do Rocio, RJ.

Carnaval Carioca

Não existia um ritmo musical carnavalesco, como forma de brincadeira as festa eram acompanhadas pela Polca, uma dança popular oriunda da República Tcheca. Depois os ritmos variaram entre quadrilhas, valsas, tangos e maxixe. A primeira música feita exclusivamente para o carnaval foi uma marchinha, “Ó abre alas”, composta pela maestrina Chiquinha Gonzaga em 1899. Desde então este gênero passou a animar os carnavais cariocas.

O samba foi criado como tema durante o desfile de um dos mais famosos blocos de carnaval, o Deixa Falar. A escola de samba surgiu na mesma época, havia próximo à sede do Deixa Falar, uma Escola formadora de professores. Como muitos sambistas procuravam os compositores do local para saberem sobre as novidades do samba, passaram a serem chamados “professores” e a sede do bloco, “escola de samba”. Foi em 1935 a Prefeitura do Rio de Janeiro começou a fazer parte da organização do evento que é hoje, um dos maiores espetáculos do mundo.

Conheça mais sobre a história do Carnaval com o livro: Almanaque Do Carnaval.

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×