Esclareça suas dúvidas sobre a prova do TEEM 2017

0 Flares 0 Flares ×
endocrinologia-capa

Para se tornar especialista em alguma área médica no Brasil existem duas maneiras: Fazer Residência Médica ou realizar uma prova anual da área pretendida preparada pela sociedade de especialidades vinculadas a Associação Médica Brasileira (AMB). Na endocrinologia quem é responsável por está prova é a Sociedade brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Para especializar-se em Endocrinologia, o candidato tem que ser aprovado no concurso anual promovido pela SBEM, comprovar formação medica e ter pelo menos dois anos de residência âmbito ou cinco anos de trabalho comprovado.

Em 2017 as provas serão realizadas na Fecomércio, em São Paulo. Entre os dias 5 e 6 de maio, a primeira etapa será uma prova de múltipla escolha e tem duração de quatro horas. A segunda será de interpretação de casos clínicos e tem duração de duas horas e meia.

Para a inscrição o candidato deve:

  • Comprovar atuação na área de Endocrinologia e Metabologia em período mínimo de 4 (quatro) anos, mediante Declaração padrão disponível aqui que deverá ser impressa em papel timbrado, conter firma reconhecida de 2 (dois) Responsáveis pela Clínica, Unidade Ambulatorial ou Hospitalar onde o candidato desenvolve ou desenvolveu a prática, e estar acompanhada de cópia simples da identificação profissional (CRM) dos referidos Responsáveis;
  • Apresentar Certificado de Conclusão na Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia em Serviço credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC;
  •  Apresentar Certificado de Conclusão na Residência Médica, Estágio ou Especialização com prazo de duração mínimo de 2 anos em Endocrinologia e Metabologia em serviço credenciado pela SBEM;
  • Apresentar Certificado de Conclusão de Estágio ou Especialização em Endocrinologia e Metabologia em serviço não credenciado pela SBEM, com prazo de duração mínimo de 2 anos, carga horária mínima de 2000 horas/ano, distribuídas entre atendimento ambulatorial, atendimento em unidade de internação e programa teórico.

Para pode exercer a Endocrinologia, conforme CFM (Conselho Federal de Medicina) é preciso que esteja inscrito como médico em algum CRM.

Está se preparando para tirar o Título de Especialista em Endocrinologia em 2017? Confira alguns livros que ajudam na hora de estudar:

Protocolos Clínicos Em Endocrinologia E Diabetes Endocrinologia Para O Clínico Desafios Em Endocrinologia: Casos Clínicos Comentados
endocrinologia-pediatrica
endocrinologia-para-o-clinico
desafios-em-endocrinologia-casos-clinicos
Endocrinologia Pediátrica Endocrinologia Clínica
endocrinologia-pediatrica
endocrinologia-para-o-clinico

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×