Férias? De onde vem essa ideia?

0 Flares 0 Flares ×

Do espírito religioso e da necessidade de um dia para descansar, lá pelo Século III, surgiu a “feria”, o tal dia de descanso para os romanos. E, como o ser humano sempre gostou de colocar nome em tudo, batizaram os dias da semana de “prima feria” (que virou “Dominiciues dies” = Dia do Senhor) até “septima feria” (“Sabbatu” = Dia de oração para os judeus cristãos), tornando-se posteriormente o nosso atual fim de semana, composto de sábado e domingo, quando a maioria das pessoas descansam.

Falando em origem da palavra em si, segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, férias vem do Latim feriae, “dia de descanso ou dedicado a festas”.

Como o mundo não pode parar, tem gente trabalhando em todos os dias e horários, principalmente no ramo da saúde e entretenimento, sendo que tais dias de descanso para estas pessoas podem cair também no meio da semana.

Somente esse intervalo de fim de semana ou o dia de descanso, devido ao desgaste e estresse causado tanto pelo trabalho quanto para os estudos, não era suficiente para recompor as energias e deixar a pessoa mais saudável. Então, no século XIX, durante a revolução industrial, surgiu o direito de férias no Reino Unido e, em 1925 no Brasil. Tornando-se lei geral, a partir de 1943, para todos os empregados com carteira assinada (CLT), incluindo neste período, um adicional de 1/3 do salário normal. Após 12 (doze) meses trabalhados, o empregado tem direito ao descanso de um mês.

No Brasil, tanto para os professores, quanto para os alunos, a época de descanso comumente se aloja em dezembro, janeiro e julho. Época boa para aproveitar para viajar, descansar, aprender novas línguas e culturas.

E não é que estamos chegando ao fim do ano e bem próximo às férias escolares de verão? Uma boa pedida, caso pense em viajar para o exterior, é ter em mãos os guias de aprendizado de outras línguas. A coleção Aprenda o Idioma com Apenas 15 Minutos de Prática Diária, da Publifolha promete facilitar o seu aprendizado de novos idiomas (japonês, inglês, alemão, italiano, francês, chinês, espanhol).

Se o seu desejo é conhecer mais sobre os locais que pretende viajar, os guias de viagens e turismo lhe abrirão a mente e tornarão seu roteiro muito mais prático e viável.

Agora que sabe mais sobre a origem das férias, que tal começar programar as suas?

Ótimo descanso pra você!

Conheça obras com o tema “Férias” na Cia. dos Livros!-> http://www.ciadoslivros.com.br/pesquisa?t=f%C3%A9rias&f=&sr=GERAL

Veja livros, boxes e coleções sobre viagens e turismo na Cia. dos Livros!-> http://www.ciadoslivros.com.br/viagens-e-turismo

Aprenda diversas línguas em 15 minutos com o livros da Cia. dos Livros!-> http://www.ciadoslivros.com.br/pesquisa?t=15+minutos&f=&sr=GERAL

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×