Fique por dentro das mudanças no Enem 2017

0 Flares 0 Flares ×
blog.ciadoslivros-enem-imagem

Entre a lista de assuntos mais comentados durante a última semana com certeza está as novas normas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgadas pelo MEC. As mudanças geraram debates na internet e dividiram opiniões. Entre as principais mudanças estão os dias de realização das provas, anteriormente aconteciam em um final de semana, o problema é que os sabatistas, adeptos de religiões que guardam o sábado tinham que ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol se pôr e faziam as provas somente no sábado à noite. Agora a prova se realizara em dois domingos consecutivos.

O Enem era utilizado por estudantes com mais de 18 anos que estavam atrasados na grade escolar como forma de receber o diploma do ensino médio, o aluno que alcançasse pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota acima de 500 na redação era possível obter o certificado de conclusão. Agora isso só será possível através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) que é aplicado no Brasil e no exterior.

Não serão divulgados dados do Enem por escola, antes o MEC divulgava os resultados com a intenção de que com o acesso às informações sobre o rendimento dos estudantes as escolas pudessem reforçar o ensino em determinadas áreas do conhecimento.
Outras mudanças:

• Estudantes que têm direito à isenção por serem de famílias de baixa renda e que estejam cadastrados em sistemas de benefícios sociais do governo federal precisarão inserir mais documentos de identificação no sistema de inscrição do Enem. Os Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada. O objetivo é combater fraude e o uso indevido por parte de pessoas que têm renda elevada.

• Quem tem direito a isenção de taxa? Estudante da rede pública (no terceiro ano do ensino médio), Candidato que se encaixa na Lei 12.799/2013, Candidato com inscrição no CadÚnico, Candidato de baixa renda mediante a comprovação de baixa renda.

• Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas. Primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.

• Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição.

Neste ano provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, em domingos consecutivos.

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×