Incentivo a leitura: O Programa Fantástico espalha livros escolhidos por famosos em locais públicos

0 Flares 0 Flares ×
leitura

Pesquisas dizem que o brasileiro lê em media quatro livros por ano, tendo brasileiros que nunca tocaram em um livro. Existe o ditado popular de que “Brasileiro não gosta de ler”, o Fantástico, programa exibido na TV Rede Globo produziu uma reportagem para desmitificar essa crença, mostrando que o que falta mesmo não é a vontade de ler, mas o fácil acesso a leitura.

Alguns livros foram distribuídos entre metrô, ônibus e praças. As obras foram selecionadas por celebridades como: Adriana Calcanhoto, Antônio Fagundes, Cléo Pires, Débora Falabella, Lázaro Ramos, Paulo Coelho, Paulinho da Viola, o técnico Tite e o cartunista Ziraldo, que escolheram títulos que marcaram algum momento de sua vida. A reportagem filmou a trajetória dos livros com câmeras escondidas.

Os exemplares contaram com uma dedicatória incentivando a leitura e detalhando a importância do livro. A reportagem ainda mostrou o depoimento da pessoa que encontrou o livro. Como Rose empregada domestica que encontro o livro indicado por Lázaro Ramos, que relatou sua paixão pela leitura, mas que nunca foi incentivada por conta da falta de dinheiro na infância.

Conheça alguns dos livros indicado pelos famosos:

1984 – George Orwell – Indicado por Paulo Coelho

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão.

A Mulher Que Matou Os Peixes – Indicado por Adriana Calcanhoto

Clarice Lispector mostra que além de conhecer muito de perto o universo infantil, é alguém que sabe conversar com crianças de extrema sensibilidade. Esta é uma história de compreensão e afeto para com pessoas e animais. Conta sobre todos os bichos de estimação que já viveram em sua casa e que foram muitos. E mesmo quando a autora fala sobre dor e perda, sabe explicar de forma carinhosa como e por que, às vezes, as coisas acontecem diferente da maneira que queremos.

Grande Sertão: Veredas – Indicado por Paulinho da Viola

Nesta obra de Guimarães Rosa, o sertão é visto e vivido de uma maneira subjetiva e profunda, e não apenas como uma paisagem a ser descrita, ou como uma série de costumes que parecem pitorescos. Sua visão resulta de um processo de integração total entre o autor e a temática, e dessa integração a linguagem é o reflexo principal.

Enclausurado – Indicado por Antônio Fagundes

“O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade. ”

Confira a reportagem no siteGlobo

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×