Mistérios do cérebro, conexão com a mente e suas funcionalidades

0 Flares 0 Flares ×
cerebro_inteligencia-750x500

É de conhecimento universal que o cérebro, faz parte do encéfalo, que junto da medula espinhal, forma o sistema nervoso central que tem como função analisar os impulsos recebidos dos nervos e responder cada situação, ou seja, a função cerebral é responsável em manter o restante do corpo vivo. Além disso, o cérebro é encarregado de administrar emoções, percepções e pensamentos que guiam nosso comportamento. Apesar de todos os avanços recentes na ciência cognitiva e neurociência, ainda há muitas coisas sobre o cérebro humano que nós não sabemos. Com os avanços científicos e tecnológicos através de microscópios potentes é possível observar em detalhe a anatomia cerebral. Confira alguns enigmas que envolvem os mistérios do cérebro humano:

Consciência

A consciência não é um processo físico, é um estado da mente. Por conta disto durante muito tempo a consciência não foi relacionada ao cérebro. Nos últimos 25 anos, com o avanço da tecnologia os neurocientistas conseguiram produzir um mapa detalhado do que antes era um território misterioso. Apesar dos novos conhecimentos ainda não é possível explicar como as sensações recebidas são processadas de modo que possam ser traduzidas em impressões. Acredita-se que possa ter algo relacionado com a forma como as partes sensoriais do cérebro estão ligadas à estruturas do mesencéfalo (como o tálamo). É uma qualidade psíquica, que pertence à esfera da psique humana, atribui-se também ao espírito, da mente, ou do pensamento humano. No ponto de vista moral, o ser humano tem a capacidade de refletir sobre si mesmo e olhar para o seu mundo interior.
No livro a “Consciência É A Resposta” o autor explica e dá dicas de como as pessoas podem se tornar conscientes de suas habilidades como seres criadores. Conheça mais: http://www.ciadoslivros.com.br/consciencia-e-a-resposta-730518-p600271

Qual parte do nosso corpo é responsável pelo sono? Por que sonhamos?

O tálamo é a região do cérebro responsável pelo sono e pelo sonho. No corpo existem dois mecanismos que são responsáveis por regular o sono:

  • Relógio biológico, que sintoniza o ciclo de 24 horas (dia e da noite).
  • Homeostato, um dispositivo do cérebro que mantém o controle das horas acordadas e é incumbido de colocar o corpo para dormir quando é preciso uma reposição de energia. Durante o sono é quando a consciência (ou grande parte dela) é desligada. Mas por que e como sonhamos? Qual a finalidade? É uma maneira de recarregar o cérebro e repor os estoques de energia do corpo. O sono ajuda-nos a armazenar memórias importantes e descartar as que não precisamos.

“Por Que Sonhamos? A Psicologia Do Sonho” se aprofunda no assunto e explica teorias que envolvem o sonho, é um livro com embasamento científico. Traz, numa linguagem clara,
acessível e agradável, a chave para a análise ou interpretação das mensagens do nosso inconsciente.

Conheça: http://www.ciadoslivros.com.br/por-que-sonhamos-a-psicologia-do-sonho-698886-p536540

glandula-pineal-To-no-Cosmos

Glândula pineal, terceiro olho e mediunidade

Localizada perto do centro do cérebro a epífise neural, glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena glândula endócrina que apesar de ter suas funções discutidas há muito tempo, sabe-se da importância que ela exerce na regulação dos ciclos circadianos, responsáveis pelo o sono, controle das atividades sexuais e de reprodução.

A glândula pineal foi descoberta em 335-280 ac. por a Herophilos, conhecido como pai da anatomia e criador do método científico. Foi também um estudioso de Hipócrates e escreveu um tratado sobre o método hipocrático. A primeira descrição da glândula encontra-se nas escrituras de Claudius Galenus anos 130-210 dc., um médico e filósofo grego. Existe a discussão entre diversos autores e estudiosos em relação ao vinculo da glândula pineal e funcionalidades que escapam do campo da ciência, como a mediunidade. Em religiões como o hinduísmo acredita-se que a pineal é responsável pelo desenvolvimento extrafísico, como receptor e transmissor de energia vital. Essa cresça se estende a diversas correntes filosóficas, espiritualistas e ocultistas.

O cérebro humano atua como interface entre o Ser Essencial (anima+ intelecto + consciência) com o Ser Biológico (corpo físico). Os chakras (conhecidos como Centros de Energia do Corpo Físico) atuam também como receptores de energia e frequência de variadas origens e formas. O chakra situado entre os nossos olhos, o frontal, está associado à glândula pineal e age como uma “antena de rádio” recepcionando pensamento e influências de outros, sejam esses desencarnados ou encarnados. Essa capacidade é ativada ao nascermos e nos possibilita “ouvir” os pensamentos de outros semelhantes, o que aqui chamamos erroneamente de vidência.” trecho do livro “As últimas revelações sobre nós e o universo”.

Conheça mais em: http://www.ciadoslivros.com.br/ultimas-revelacoes-sobre-nos-e-o-universo-as-747644-p631690

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×