“O castelo de vidro” virou filme

0 Flares 0 Flares ×

“O castelo de vidro” é um exemplo memórias marcantes e inacreditáveis que viraram best-seller. O livro autobiográfico da jornalista Jeannette Walls (Brie Larson) foi publicado em 2005 e traduzido para mais de 30 idiomas.

O longa retrata a história de uma família desequilibrada, bastante pobre e nômade, guiada por Rex (Woody Harrelson): um homem alcoólatra, negligente e incapaz de lidar com os próprios conflitos internos.

A história começa com a jornalista de fofocas já adulta em um jantar de negócios com o namorado. As pérolas em suas orelhas escondem bem as suas raízes. Após uma encenação no restaurante quando é questionada sobre a ocupação dos pais, Jeannette pega um táxi e durante o trajeto avista seu pai revirando lixo na rua. Envergonhada a protagonista se esconde para não ser reconhecida e a trama começa a se desenrolar em flashbacks.

Segundo o jornalista e crítico de cinema, Ruy Gardnier, a maior qualidade do filme é retratar os sentimentos conflituosos dos filhos – entre o amor e o abandono, o carinho e o terror psicológico – com o pai sem transformá-lo num vilão, apontando aspectos positivos de uma criação heterodoxa.

Para a jornalista Marina Galeano, o filme é bom, mas se rende a clichês contornáveis e se vale de estratégias manjadas para arrancar algumas lágrimas do espectador. Além disso, afirma que o filme propõe um jogo interessante de perspectiva, de recusa e aceitação, dando forma, som e cor às memórias inacreditáveis de Jennette Walls.

Quem é cinéfilo, mas também um leitor apaixonado, não pode deixar de conferir a obra original. A gente sabe que sempre tem diferença entre o livro e o filme, não é?
Por isso, nós preparamos um desconto especial para você aproveitar essa leitura e fazer sua própria crítica sobre o filme. Garanta já o seu exemplar na Cia. dos Livros.

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×