O medo de falar em público é mais frequente do que se imagina

0 Flares 0 Flares ×
blog.ciadoslivros-medo-falar-publico

Já ouviu falar em Glossofobia? Se você é daquelas pessoas que soa frio só em pensar em ter que falar na frente de muita gente saiba que é glossofobica. A Glossofobia é a fobia de medo de falar em público, de ser o centro das atenções. Enquanto os extrovertidos fazem de tudo para chamar a atenção e estão sempre no centro das conversas os introvertidos geralmente são aqueles que pouco falam na roda de amigo e ao apresentar um trabalho na escola, faculdade ou ter que falar na frente do chefe já começa a se preocupar, gagueja e até tremer.

Em pesquisa feita em 2015 do jornal britânico Sunday Times revela que 41% dos entrevistados sofrem com o medo de falar em público, mas a glossofobia é para casos extremos quando a pessoa trava ao estar em público. O mundo dos negócios exige profissionais desinibida e com inúmeras habilidades, boa oratória e boa dicção é só alguma delas. A capacidade de comunicar-se de forma eficaz é fator crucial na hora da contratação. O medo de falar em público atrapalha sua vida profissional e pessoal? Tome cuidado o medo é um mecanismo de defesa, porém não deve interferir na sua vida.

Você se identifica com alguma dessas situações? Tem um pouco de medo ou se aterroriza só de pensar em estar em um palco? O “Fantástico” estreou uma série no programa que tem como tema “falar em público” o projeto terá três participantes principais e abordará situações cotidianas dos personagens. Em quatro episódios, os protagonistas terão consultoria com o consultor de carreiras, Max Gheringer e professor de expressão Reinaldo Polito. Ambos escreveram livros sobre o assunto, entre eles: Oratória para advogados e estudantes de direito, Assim e que se fala, Vença medo de falar em público e todas as respostas.

O programa irá apresentar desafios e técnicas para os participantes e telespectador para ajudar na comunicação. É tímido ou apenas tem medo ao falar em público? Confira algumas dicas para superar o medo:

Ensaie: Vai apresentar em público ou um projeto no trabalho? Ensaie antes, faça uma lista do que deseja falar, mas não decore só ensaie como deseja abordar a apresentação. Estude quantas vezes for necessário até sentir que domina o assunto.

Autoconhecimento: Analise seu medo, já errou e por isso surgiu o medo de falar em público? Se conheça, saiba seus pontos fortes e principalmente os fracos para poder trabalhar neles.

Pratique: A prática leva a perfeição. Enfrente o medo, arrisque-se quando tiver que falar em público seja o primeiro do grupo, aproveite as oportunidades que tem para treinar.

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×