8 dicas para organizar as suas tarefas diárias

0 Flares 0 Flares ×
Imagem Ilustrativa do Livro “Diário em Tópicos”.

Você tem a sensação de que os dias estão passando cada vez mais rápidos? Parece que foi ontem que estávamos comemorando o Natal e o Ano Novo! Já estamos em Outubro e logo logo vamos começar a ver as vitrines das lojas recheadas de enfeites vermelhos e dourados. Alguns pesquisadores associam esse fenômeno ao volume de atividades e informações que temos aderido e recebido em nosso dia a dia. Às vezes, é preciso simplificar a vida e rever a rotina para termos mais tempo para outras coisas que são importantes para nós. Para ajudar você nisso, separamos algumas dicas para organizar suas tarefas e encontrar mais tempo para a família, os amigos, ler um livro, ou simplesmente não fazer nada. Vamos lá?

    • Comece revendo suas tarefas: quem nunca encontrou na sua lista de tarefas algo que era completamente desnecessário estar ali, que atire a primeira pedra! Reveja tudo o que você coloca como prioridade e cada uma das atividades que você realmente necessita fazer. Muitas dessas pendências podem ser resolvidas quando unidas a outras tarefas, economizando tempo e esforço.

 

    • Use símbolos para se organizar: símbolos sempre ajudam na visualização e reconhecimento das atividades. Utilize-os para definir se uma tarefa foi concluída, cancelada, ou adiada. Isso vai te ajudar no momento de organizar seus próximos dias. Encontre os símbolos que funcionam melhor para você, mas vamos dar algumas sugestões para cada um deles:
      ✓ – para tarefas concluídas.
      ➡ – para tarefas adiadas.
      ✖- para tarefas canceladas.

 

    • Legenda de cores podem te ajudar: para quem é mais “visual”, criar uma legenda de cores pode ser uma boa aposta. Separe suas atividades por segmentos (pessoal, trabalho, pagamentos, saúde, etc) e escolha uma cor diferente para cada uma delas. Quando você for listar suas atividades, escreva-as com a cor definida na legenda. Logo você irá se acostumar com a ideia e começará a assimilar com mais agilidade cada uma das pendências.

 

    • Não queira abraçar o mundo: durante a organização, é importante você dividir as tarefas para cada dia de forma consciente. Não queira realizá-las todas de uma única vez, porque isso só trará mais desorganização para a sua vida. Estabeleça um tempo em que você acredita conseguir realizar cada pendência e distribua todas elas na sua semana, deixando sempre uma folga para eventuais imprevistos e tempo livre para suas atividades pessoais e de lazer.

 

    • Teste e não tenha medo de errar: se você não tem o hábito de organizar suas atividades, não entre em pânico! Com o tempo você vai encontrar a melhor forma de se planejar. Mas, para isso, é preciso testar, replanejar, mudar e até cometer erros. Durante esse período inicial, teste várias formas de dividir suas atividades: mensalmente, semanalmente ou diariamente; por horário, por segmentos, ou deixe-as aleatórias para não precisar cumpri-las em uma ordem específica. Teste. Se conheça. Entenda como sua mente funciona melhor.

 

    • Comece com o simples, mas não deixe de evoluir: hoje, existem inúmeras opções de produtos no mercado que te ajudam na organização. Sejam eles eletrônicos, ou o bom e velho papel. Comece fazendo uma lista simples em um caderno. Date a página e distribua suas atividades na folha em branco. Mas, aos poucos, evolua para o uso de planners de mesa, planners agenda e diários em tópicos. Quanto mais prática você adquire, mais fácil fica utilizar esses métodos de organização.

 

    • Separe o dia do “nada”: os benefícios de manter uma vida organizada são muitos, dentre eles: encontrar tempo para fazer coisas que você já não fazia há muito tempo. Como já falamos anteriormente, é importante você separar um tempinho do seu dia para realizar tarefas mais leves, de lazer e atividades pessoais. Mas é importante não ter um dia completamente planejado. Sabe aquele famoso convite dos amigos: Vamos comer uma pizza hoje? Você precisa ter o seu dia do “nada” para poder responder “SIM” para esse tipo de pergunta. Esse dia é para você simplesmente relaxar, curtir e aproveitar mais a vida de um jeito que a rotina, às vezes, não permite. Você também pode usar esse dia como um dia “coringa” para encaixar atividades que você deixou de fazer para curtir um pouco.
    • Leia e converse com pessoas sobre o assunto: leia e converse com outras pessoas sobre os hábitos que você está aderindo na sua vida. Além de incentivar outras pessoas a aumentarem a produtividade e viverem com mais qualidade de vida, você pode trocar experiências e técnicas de organização que podem ser úteis para você.

VOCÊ CONHECE O DIÁRIO EM TÓPICOS?

Calma! Antes de você achar que já estamos inventando mais uma preocupação para você, queremos apresentar o conceito desse “diário-agenda” que pode te ajudar, e muito, a se organizar melhor no turbilhão de coisas que você tem para fazer durante o dia.

Segundo a jornalista e escritora Rachel Wilkerson Miller, um diário em tópicos “é um sistema para registrar num único caderno todas as coisas que você deseja se lembrar: as que quer ou precisa fazer, as que já fez, e seus pensamentos e observações – sobre todos os aspectos da vida (trabalho, casa, relacionamentos, passatempos, etc.). Quando escrever em seu diário, você deve anotar tudo com palavras/expressões curtas e marcar cada item com um símbolo simples para classificar as informações e encontrá-las facilmente depois. Além desses símbolos, você também poderá usar alguns métodos básicos de organização: datas, números de página, títulos, tópicos/categorias e um índice”.

Para você conhecer melhor as técnicas de organização de um diário em tópicos e se aprofundar mais no tema, separamos para você uma dica muito legal lá no site da Cia. dos Livros. Corre lá para conferir!

Você já deu uma olhada nas nossas dicas para incentivar a leitura das crianças? Não?! Então confira aqui!

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×