Confira comigo esta superdica do dia!

0 Flares 0 Flares ×

Novo lançamento da Fábrica 231 (Rocco), Eu, você, e a garota que vai morrer uma das apostas do ano no selo pop da editora, resumindo de uma forma direta e talvez pouco convincente, eu diria que o livro é mais ou menos uma mistura de A Culpa é das Estrelas (John Green) e As vantagens de ser invisível (Stephen Chbosky).

Mas vamos aos fatos, o livro assinado pelo roteirista Jesse Andrews é muito diferente de qualquer coisa que você vai ler no gênero. Para começar, vamos ao trailer do filme adaptado do romance:

Assim como o caso de Hazel em TFIOS, a doença de Rachel não é tratada como motivo de dor, sofrimento e lágrimas a fio. Nãaao!

A leucemia dela está ali e sim, faz um papel fundamental para o roteiro da história, mas o livro não é sobre uma menina doente que morrerá em breve e se apaixona loucamente por um garoto com quem nunca poderá ficar por mais de um ano, etc.

Fugindo completamente do óbvio nesse tipo de livro, a trama entre Greg e Rachel não é, nem de perto algo romântico. Greg tem sérios problemas sociais e, desde cedo em sua vida escolar, optou por ser um “invisível” para todos os grupos (atletas, artistas, góticos, nerds, etc.)

Sua vida era um tanto quanto apática em termos sociais. Seu entretenimento desde criança era ver filmes clássicos do cinema, por esse motivo e por gostar de videogames que nunca teve, conhece também Earl – seu único “amigo” – que, aliás, ele define como colega de trabalho.

Junto a Earl, eles despertaram um particular interesse em cinema e desde cedo começaram a recriar roteiros de filmes clássicos. O resultado? Um pior que o outro, é claro!

A vergonha era tamanha, que apenas os dois assistiam aos resultados dos filmes. Ninguém mais tinha esse direito, nem mesmo os pais deles!

A vida seguia assim: Greg invisível para qualquer um na escola, principalmente para as garotas – com quem desenvolveu uma incapacidade de se aproximar – e tudo bem obrigado.

Em seus tempos livres assistia filmes e gravava alguns com Earl e era isso, sigamos em frente.

Esse ano, afinal, é o último do High School, então em breve seu novo desafio seria ficar invisível na faculdade, onde seria mais complicado com todas as fraternidades, festas e eventos sociais, etc., mas ele não pensaria nisso agora.

Tudo muda quando sua mãe chega em casa com a notícia de que Rachel– uma garota qualquer da escola – estava com leucemia e, portanto, “precisava dos amigos mais do que nunca”. Sem entender muito bem, Greg fica sem saber como reagir. A cena é constrangedora, mas enquanto ele não ligou para Rachel sua mãe não o deixou em paz, então ele não teve muita escolha.

Em uma nova comparação com HazelRachel se recusa que os outros tenham pena dela por conta da doença e, a princípio rejeita o súbito interesse de Greg se aproximar dela.

Ah! Um fato importante sobre Greg: ele é absurdamente engraçado de forma estupidamente espontânea.

Com isso, e só por isso, consegue se aproximar dela com ligações telefônicas e conversas sem sentido (mesmo!) até que Rachel permite que ele a visite pessoalmente.

A partir deste ponto começa a construção da amizade entre eles.

O livro é narrado em primeira pessoa e em diversos momentos somos obrigados a divagar nas observações de Greg que chegam a ocupar capítulos inteiros.

Outra característica legal: tanto pelo autor do livro, quanto pelo contexto da história e do narrador/autor da trama, o livro é escrito em forma de roteiro em 90% do tempo.

As rubricas e informações de localização de cena, etc. contribuem para uma leitura fluída e bem diferente. Você acaba lendo as quase 300 páginas sem notar.

 

 

 

525059_eu-voce-e-a-aarota-que-vai-morrer-693645_L1

Na Cia., você confere esta dica clicando aqui!

 

 

 

 

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×