De onde vem o papel?

0 Flares 0 Flares ×

Você já imaginou o que seria do ser humano sem o papel? Além de não termos nossos queridos livros, revistas, quadrinhos e mangás, talvez toda a forma de passagem de conhecimento tivesse que ser diferente, já que com o advento do papel foi possível escrever, transportar e preservar os escritos como nunca antes na história.

 

Origem

Os homens mais primitivos usavam as paredes das cavernas para se expressar. Ao longo dos séculos, o homem passou por tabuletas de argila ou pedra, rolos de papiro, pergaminhos de origem animal até chegar ao papel que conhecemos. O ministro chinês da agricultura, Tsai Lun, foi o primeiro a fabricar o papel de origem vegetal, que utilizamos até hoje.

A disseminação do processo de fabricação do papel iniciou-se pelos monges coreanos Doncho e Hojo que espalharam o invento pela Coreia e também pelo Japão, sem deixar de mencionar os árabes que aprenderam as técnicas coreanas em Samarcanda (Uzbequistão). Quando os mouros invadiram a península Ibérica, no século IX, os segredos da fabricação chegaram à Espanha. Depois que os mouros perderam o domínio territorial na Catalunha, o segredo de fabricação disseminou-se pela Europa. Em 1276, na cidade italiana de Fabriano, o papel passou a ser fabricado pela primeira vez fora da jurisdição árabe, japonesa e chinesa.

O processo de produção do papel na Europa iniciou-se de forma artesanal na França, Alemanha e Inglaterra. Por ser feito de forma manual, o papel ainda custava muito caro, até que, em Dezembro de 1798, o francês Louis-Nicolas Robert patenteou uma máquina para fazer “fitas de papel”. Passando, entre outras, pela máquina de confecção cilíndrica dos irmãos Fourdrinier, esse maquinário evoluiu até chegar ao utilizado atualmente. A fabricação do papel em rolos contínuos em escala industrial iniciou uma revolução cultural pelo mundo vivenciada até os dias de hoje.

 

Como é fabricado?

O papel é feito a partir da madeira, da qual são extraídas fibras de celulose, convertidas em papel após uma série de processos industriais. Quer saber como é esse processo? Então, vamos lá!

 

Passo 1

O processo começa na plantação de árvores que já são destinadas a este fim. Aqui no Brasil, cerca de 98% da produção do papel tem como matéria-prima pinus e eucaliptos.

Passo 2

A madeira possui fibras celulósicas que estão aderidas umas às outras com uma “cola”chamada lignina ou lenhina. Um dos principais objetivos da fabricação de papel é reduzir o conteúdo de lignina na madeira a fim de produzir a massa de papel. Após essa redução, os pedaços de madeira são levados ao cozimento em um digestor. Esse processo reduz o material a uma polpa de celulose.

Passo 3

Se houver a necessidade de branquear essa polpa, alguns papeis precisam desse material mais claro, são usados produtos químicos que reduzem ou eliminam completamente a presença de lignina.

Passo 4

Após todo esse processo, a polpa de celulose chega à caixa de entrada do papel com pouco mais de 97% de água em sua composição. A mistura é então lançada sob a forma de um jato fino e uniforme sobre uma tela móvel chamada de tela formadora. A ação filtrante desta tela formadora, combinada com um sistema de vácuo, extrai a maior parte da água contida na polpa formando assim a folha de papel. A folha é prensada entre rolos para remover mais água.

Passo 5

Agora é hora de secar o material resultante desse processo. No final de tudo, o papel é enrolado em jumbos ou rolos, que são rebobinados e segmentados em rolos menores. Esse material ainda pode seguir para o acabamento, onde é cortado em formatos gráficos ou transformado em formulário contínuo.

 

 

historiadopapel4

 

Ufa!

Você imaginou que havia tanta história e que dava tanto trabalho assim fazer o papel onde são escritos os livros e quadrinhos que você tanto gosta?

Clique aqui e confira na Cia.! Vem. 😉 😎

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×