Dia Mundial do Meio Ambiente

0 Flares 0 Flares ×

A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada entre os dias 30 de Maio e 05 de Junho, mas tudo começou em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, Suécia, com o intuito de conscientização mundial sobre a necessidade de preservação ambiental.

No Brasil, o decreto nº 86.028 de 1981 foi desenvolvido para a preservação do patrimônio natural de nosso país.

O livro Comentários à Lei de Crimes contra o Meio Ambiente e suas Infrações Administrativas, de Sidney Bettencout, pela JH Mizuno, traz todos os artigos da Lei nº 9.605/1998 (atualizada).

O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês) é oficialmente comemorado em 5 de Junho e, a cada ano, é eleito um local para as comemorações. Em 2015 o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) elegeu Angola como sede para as celebrações, em 2016. Para a escolha, sempre há motivos, os de Angola foram as inúmeras ações tomadas pelo governo para conservar e reconstruir a população de elefantes.

O tema da data em 2016 será a luta contra o comércio ilegal de animais silvestres. Na Angola existe a caça de elefantes, dizimada por uma guerra civil que começou em 1975. Por isso, fizeram todo um trabalho de preservação, conscientização e segurança, inclusive, revisando o Código Penal, criando punições mais severas para os caçadores.

Na África, anualmente, mais de 20 mil animais são mortos por ano, em uma população de 420 mil a 650 mil. Dados da Publicação Oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (Proceedings of the National Academy of Sciences) informam que 100 mil elefantes foram mortos entre 2010 e 2012; sendo que na África Central e Ocidental, a população diminuiu a uma estimativa de 60% entre 2002 e 2011. No tocante a rinocerontes, 1.215 foram caçados ilegalmente na África do Sul, em 2014.

Definindo assim, o meio ambiente é o conjunto de leis, condições, influências e da infraestrutura física, biologia e química que rege, abriga e permite a vida em todas as formas possíveis ou, segundo o site “Significados”: “Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.”

A obra Meio ambiente e saúde, de Simone Murta Cardoso do Nascimento, pela Lúmen Juris, analisa os aspectos jurídicos e éticos que envolvem a relação entre condições ambientais e alterações genéticas que provocam o adoecimento humano.

Qualquer feito pode gerar desastres nos ecossistemas e deve ser muito bem pensado para não dizimar seres vivos e não vivos pela Terra, portanto, é preciso cuidar para tudo continuar a existir e fazer do nosso planeta um lugar sustentável e propício para a vida saudável.

No livro Planejamento urbano e meio ambiente, de Gilda Cassilha, pela Lesde Brasil S/A, mostra a história, os conceitos e o processo evolutivo urbano, e demonstra o papel dos urbanistas que é tentar deixar essa experiência urbana um pouco mais atenuada ao estudar constantemente o meio urbano, assim como através do planejamento urbano programar melhor as atividades na cidade. Um rico do ponto de vista das relações humanas, demonstrando como podemos planejar a cidade e conservar o meio ambiente.

Não só na semana do ambiente, mas em toda a vida, é essencial lutarmos pela preservação da natureza e das espécies; redução da poluição e limpeza; redução do consumo de combustíveis não-renováveis pela sociedade; desenvolvimento de fontes alternativas de energias; proteção de ecossistemas; preservação de espécies em perigo de extinção; estabelecimento de reservas naturais para proteção da biodiversidade e de ecossistemas; conscientização para um consumo sustentável; e tratamento adequado de resíduos, por meio de reciclagem ou reaproveitamento.

Na obra Usos de energia: alternativas para o século XXI – Coleção Meio Ambiente, da autora Helene Tundisi, pela Editora Atual – Grupo Saraiva, vemos tudo sobre a crise energética através de uma linguagem acessível e com diversos infográficos, tabelas, ilustrações e fotos. Este livro traz um panorama do estágio atual das fontes de energia no Brasil e no mundo, seus usos nos vários setores e as perspectivas futuras dessas fontes energéticas. É apresentado um histórico desde a produção artificial do fogo até as mais recentes experiências envolvendo a energia nuclear e as fontes renováveis, como a energia solar, a eólica e a de biomassa. Além disso, a obra permitir refletir sobre as dimensões reais do problema energético e suas possibilidades de solução. Amparada em pesquisas e em relatórios de conceituados órgãos brasileiros e internacionais. Helena da Silva Freire Tundisi expõe a dependência da civilização moderna em relação ao petróleo e a necessidade de buscar novas alternativas. Uma obra que mostra o grande desafio de suprir a humanidade com recursos energéticos eficientes, econômicos e sustentáveis.

O consumo de energia, de água e de inúmeros fatores deve ser repensado e bem moderado. Utilizar tudo com moderação e impedir abusos é o lema para todos na Terra.

 

Conheça mais obras sobre meio ambiente e seus cuidados aqui na Cia. dos Livros!

 

meio-ambiente

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×