Fibras, pra quê?

0 Flares 0 Flares ×

O mundo moderno está repleto de pesquisas a respeito de inovações para a saúde e para a preservação do meio ambiente e tais pesquisas trouxeram avanços no ramo alimentício, do vestuário, automotivos e outros mais.

E você? Sabe onde estão as fibras e para que servem? A Cia. conta um pouquinho porque o assunto é tão extenso que dá pra muitos livros.

Na alimentação

As fibras contribuem para no sistema digestório, desde o estômago até o intestino, facilitando a formação de um bolo fecal menos denso, evitando a prisão de ventre. Também diminui os níveis de glicose e de colesterol ruim no sangue, eliminando resíduos tóxicos e mantendo o pH ideal no intestino, evitando micróbios que desenvolvam o câncer colorretal.

A falta da ingestão das fibras pode gerar perturbação gastrointestinal, gases, inchaço, diarreia, dificuldade para controlar o peso, prisão de ventre, aumento do risco de surgimento de doenças cardiovasculares, pressão arterial alta, diabetes e câncer na região do cólon.

Conheça alguns alimentos ricos em fibras e inclua-os em sua dieta:

Lentilhas, aveia, pera, arroz integral, maçã, banana, laranja, morango, figo seco, uvas-passas, pão integral, feijão preto, amêndoas, brócolis, quinoa, abacate, alcachofra, sementes de linhaça, milho, cenoura, entre outros.

Um bom livro para saber mais sobre as fibras e deliciar-se com as receitas é A revolução das fibras, de Márcio Bontempo, pela Editora Alaúde.

 

fibra-alimento

 

 

Na moda

Inúmeros são os novos modelos de tecidos em desenvolvimento contendo tecnologia para o maior desempenho nos movimentos (natação, futebol e esportes em geral), para a não agressão ao meio ambiente, como a utilização de garrafas pet para a confecção das fibras das roupas, ou a substituição do couro por fibras não animais e que não consumam enormes quantidades de água, não degradarem o solo e não poluam a atmosfera com o gás metano, como é o caso do tecido feito de fibras de abacaxi.

A espanhola e designer de moda, Carmen Hojosa, criou o tecido “Piñatex”, feito da fibra de folhas do abacaxi que poderá ser usado em roupas esportivas, sacolas, estofamento de carros, entre outros. Este tecido pode ser tingido, impresso e texturizado, aproximando-se à semelhança do couro animal, com um preço muito mais acessível. Sendo uma alternativa ao couro e também para têxteis à base de petróleo. Mas além do tecido, a sua submassa serve de adubo para as plantações e, ainda, há pesquisas co o Piñatex para ser utilizado como proteção antibacteriana de feridas e como isolamento para residências (tudo devido a sua trama permitir circular o ar ou proteger de ruídos). São necessárias as folhas de 16 abacaxis para cada metro quadrado do tecido inovador.

O cânhamo (hemp) era utilizado para fazer as velas de barco e também para a confecção das primeiras calças jeans. Ótimo pela sua resistência e por tornar-se mais macio a cada lavagem, além de manter a pessoa fresca no calor e aquecida no inverno. Também retarda a aproximação do fogo por não possuir pesticidas em sua produção. Um hectare de cânhamo vai produzir tanto material quanto três hectares de algodão. O cânhamo é proibido no Brasil por ter a sua semelhança à verdadeira maconha, mas ele não dá barato e nem serve para uso medicinal, aliás, quem tentar fumar, provavelmente só acabará com dor de cabeça e muita tosse.

A obra Fibras da Amazônia da produção de moda, de Felícia Maia, pela Ideias & Letras – Santuário, mostra fibras como juta e tururi, entre outras na confecção da moda fashion.

O livro Hemp – o uso medicinal e nutricional da maconha, de Joseph Conrad, pela Record, discute as aplicações médicas da cannabis sativa nas disciplinas alopáticas, herbais, homeopáticas e ayurvédicas, e pretende ser um guia do usuário, um manual útil tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde. Chris Conrad, autor do livro, chama atenção para o fato de que a maconha é usada para tratar sintomas e não é a cura direta das doenças. Lembra que nenhum remédio é perfeitamente seguro para todas as pessoas em todas as situações e, doses e efeitos colaterais variam de acordo com o peso do corpo, o metabolismo e outras circunstâncias. No entanto, ao mesmo tempo em que tece alertas, Conrad mostra o espaço existente para as drogas à base de cânhamo no receituário médico moderno.

O título ‘Baseado’ na vida real – a realidade sobre a maconha, de Milton Mussini, pela Editora Ciência Moderna, mostra várias vivências do autor em cenas da vida real, onde o protagonista é a Maconha. Sem deixar de lado os estudos técnicos sobre essa droga, que é de suma importância para o conhecimento de pais e filhos para os trabalhos de prevenção familiar. O autor conta fatos por ele vividos ao longo de mais de vinte anos de trabalho policial e de palestrante, em que a maconha o fez encontrar com famílias de diferentes classes sociais e culturais e suas emocionantes histórias de vida que, em sua maioria, culminaram num final não muito feliz, mas coincidentes. Assim, o leitor é conduzido a tirar as suas próprias conclusões quanto ao uso da droga, a legalização, a prevenção, o resgate dos valores sociais de conduta familiar e o amor entre pais e filhos. Diferente de tudo que existe sobre a maconha, esta obra se baseia em fatos da vida real.

 

fibra-tecido

 

No dito popular

Seja uma pessoa “de fibra”, ou seja, resistente, que persistirá e que chegará lá onde desejar.

 

Conheça outros livros sobre fibras aqui na Cia. dos Livros!

 

 

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×