Ficção feminina para mulheres modernas: Chick-lit

0 Flares 0 Flares ×

A autora Cris Mazza, junto com Jeffrey Deshell criaram o termo Chick-lit para a antologia de ficção pós-feminista Chick-lit pós-feminista Fiction (1995). O livro reúne vinte e duas histórias de escritoras desconhecidas da ficção, todas elas falam das questões das mulheres modernas de forma humorada e despreocupada, antecedendo o que hoje é conhecido como chick-lit, que começou com O Diário de Bridget Jones, um romance de Helen Fielding em 1996, mas que teve as suas nuances de Jane Austen e Charlotte Brontë – conheça mais sobre elas em “Sociedade, casamento e ironias com Jane Austen”, na seção De onde vem, do blog da Cia.

Chick-lit- Ficção feminina para mulheres modernas

Os romances Chick-lit trazem mulheres com a grande preocupação sobre carreira, obsessão com a aparência e por compras ou consumismo, além da sagacidade, atitude feminina e gostos próprios, nada impostos pela sociedade, mostrando os problemas sociológicos e psicológicos da mulher moderna, coisas que não víamos em romances do século XIX, onde só havia a considerada e estereotipada “mulher exemplar”, em que consistia aquela pessoa “do lar”, que sabia limpar, lavar, passar, cozinhar, costurar, ter “boas maneiras e modos”, usar roupas apertadérrimas deixando-lhe com aquela cinturinha que era de tirar a respiração da pessoa, sendo fiel, boa esposa e mãe, jamais pensando em ser a amante e, muito menos, pensando em ir “tomar um choppinho com as amigas” ou algo que lhe espairecesse a mente cansada da mesmice dos afazeres diários.

O estilo Chick-lit comumente traz mulheres escrevendo sobre mulheres entre 15 e 30 anos, abrindo o jogo sobre seus pensamentos e anseios, sua vontade de liberdade e tem o cunho de entreter suas leitoras, mostrando também o quanto as mulheres são discriminadas ainda pela sociedade, sofrendo inclusive de problemas psicológicos como depressão ou tornando-se dependente químico. A mulher aqui aflora o seu lado estudante, profissional e sexual sem os pudores antigos, demonstrando o quanto ela pode ter um ótimo desempenho em tudo isso, da mesma forma que, ao chegar em casa, saberá cozinhar para as amigas, tomará um bom vinho e lavará a sua louça sem problemas.

Citando excelentes autoras renomadas e que estão enquadradas no estilo Chick-lit: Carina Rissi, Helen Fielding, Sophie Kinsella, Meg Cabot, Marian Keyes, Candance Bushnell, Lauren Weisberger, Fernanda França, Iris Figueiredo, Babi Dewit, entre outras.

Se você é MUITO curiosa, já entrou nos links das autoras que mais lhe chamou a atenção acima, mas se ainda quer notar mesmo apenas pelos títulos a sagacidade da escrita das próprias autoras, veja:

Iris Figueiredo traz seus dois livros Confissões on-line e os títulos hilários Cianeto & Felicidade e Sorvete & depressão (- Adoro esses nomes!).

Fernanda França mostra em seus títulos, coisas tipicamente femininas como Bolsas, beijos e brigadeiros, O pulo da gata, 9 minutos de Bianca e Malas, Memórias e Marshmallows.

Só pra refrescar a memória, indo para o lado das telonas, quem não se lembra daquela bruxa má da moda encenada por Meryl Streep e pela garota aprendiz Anne Hathaway, entitulado O diabo veste Prada? Então, esse é um dos sucessos da autora Lauren Weisberger.

Candance Bushnell fica com os títulos Os diários de Carrie, O verão e a cidade e Selva de batom (nesse, a mistura de família-negócios-sexo-trabalho que compõe o dia-a-dia da mulher contemporânea é muito bem traçado).

Quem não conhece o livro Melancia? Esse é um dos sucessos de Marian Keyes. As capas dos seus livros são divertidas, coloridas e os títulos são curtos e curiosos: Salva pelos bolos, É agora ou nunca, Chás de Sumiço (- Quem nunca teve vontade de tomar um?), É agora ou nunca, Mamãe Wash, Sushi, Tem alguém aí, Férias!, Cheio de charme, Los Angeles, Um best-seller pra chamar de meu, Casório, A estrela mais brilhante do céu e A mulher que roubou a minha vida.

Carina Rissi ficou famosa pelos seus livros Perdida, Procura-se um marido e Encontrada.

Meg Cabot tem tantos livros que ocupam duas páginas do site da Cia. dos Livros! Vou citar uns muito famosos como O diário da princesa, A noiva é tamanho 42, a Série A mediadora, Ela foi até o fim e Aprendendo a seduzir.

Sophie Kinsella escreveu títulos bem chamativos para o público feminino, tais como Fiquei com o seu número, Menina de vinte, Lembra de mim?, Os delírios de consumo de Becky Bloom, e os vários livros de Becky Bloom.

Falar em Helen Fielding é lembrar dos livros de Bridget Jones, seus diários e aventuras.

Babi Dewit tem seus três livros Sábado à noite e Sonata em Punk Rock.

Espareça com uma boa leitora ao estilo Chick-lit aqui na Cia. dos Livros!

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×