Grafite e Pichação: Manifestação artística ou vandalismo?

0 Flares 0 Flares ×
blog.ciadoslivros-grafite

O grafite tem sido assunto na TV, nos principais veículos de notícias e nas rodas de amigos. A discussão se é arte ou não, é grande e pode durar horas e horas. Mas afinal você sabe como surgiu o grafite? O nome vem do italiano “graffiti”, a prática de fazer inscrições em muros, surgiu no Império Romano, mas ficou popular na década de 70 nos bairros periféricos de Nova Iorque, onde era comum a existência de gangues. Em suas rixas os integrantes passaram a se comunicar escrevendo em muros com letras ilegíveis e desenhos quase incompreensíveis, uma espécie de código. Essa linguagem evoluiu, os jovens passaram a serem artistas e encontraram uma forma de relatar suas indignações frente ao preconceito e injustiças sociais sofridas.

No Brasil o grafite só chegou ao final dos anos 80 e desde então ganhou notoriedade não só no país como fora dele. Artistas como Os Gêmeos e Kobra deixam suas artes registradas em muros do mundo todo. O Grafite foi descriminalizado em maio de 2011, pela então Presidente da Republica Dilma Rousseff que sancionou a Lei nº 12.408. Sendo decretado “Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário“.

Pichação como forma de protesto

blog.ciadoslivros-pichação-FELIPE RAU-Estadão Conteúdo
                             Fonte: FELIPE RAU-Estadão Conteúdo

Mas se grafite é considerado arte, pichação também é? A escrita em muros é feitas desde a Idade Média, o povo utilizava (e ainda usa) como meio de expor um ponto de vista, como forma de protesto. Com letras pontiagudas e alongadas, consiste em trazer uma forma de desenho para as letras. Não é para ser bonita, nem para agradar ao contrário do grafite que é esteticamente aceito.

Os conhecidos “pixos” que se espalham pelas cidades e ocupam espaços foi criado como instrumento de protesto, feita para atacar aqueles que oprimem. A pichação não tem diretriz artística é usada como voz que os oprimidos encontraram, a chance de serem escutados e se fazerem visíveis. Ao ocuparam espaços públicos os jovens conseguem serem notados e é exatamente isso que buscam. O pixo não é arte, pois para ser considerado arte tem-se que se sucumbir-se a aceitação, aceitar regras impostas pela sociedade e isso é tudo que o pichador não quer, ele quer ser aceito por quem é.

O muro branco não fala, mas as tintas impostas lá sim. Quem não tem voz na sociedade grita através de tinta spray e palavras que a primeira vistas são incompreensíveis. Pichação é sinônimo de resistência, tanto grafite e pixo são formas de expressão pessoal e social. Pichação e grafite não são a mesma coisa, mas deve-se dar atenção às duas porque ambas tem algo a falar.

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×