Literatura de cordel – Arte e humor em pequenas doses! 8-) <3

0 Flares 0 Flares ×

Ao falarmos em literatura de cordel, sempre visualizamos aqueles pequenos livrinhos, impressos a uma cor, com imagens simples e textos curtos, rimados e que lembram a cantoria do povo do nordeste brasileiro em feiras livres, entre outras. Mas o que poucos sabem, é o que caracteriza a literatura de cordel e onde surgiu.

Que tal xeretarmos
Sobre essa
Tradição
Que é boa à beça?

Cordel é uma narrativa poética popular escrita com métrica e com rimas soantes.

Ele é feito com estrofes, que significa um conjunto de versos. Versos? Sim. Cada uma das linhas que constitui a estrofe.

Veja os tipos de estrofes:

Quadra (estrofes de quatro versos de sete sílabas).

O sabonete cheiroso,
Bonitinho e perfumado;
Ele ouviu alguns rumores
Que o deixou encabulado.
(A briga do sabão com o sabonete, Izaías Gomes de Assis)

Sextilhas (estrofes de seis versos de sete sílabas).

A sujeira aqui em baixo
Já está fazendo mal
E o Homem achando pouco
Lá no Espaço Sideral
Contamina nossa órbita
Com o lixo espacial.
(A Terra pede socorro, Izaías Gomes de Assis).

Setilhas (estrofes de sete versos de sete sílabas).

Bin Laden conectado
Com Nete ficou teclando
Passando noites no Messagen
Por ela se declarando.
Bom! Gosto não se discute,
Mas não é que pelo Orkut
Um romance foi rolando.
(Férias que Bin Laden passou em Natal, Izaías Gomes de Assis)

Décimas

Se eu morrer neste lugar
Cessando aqui minha lida
Lá do outro lado da vida
Do Sertão hei de lembrar
E se Deus me castigar
Será branda a punição
Pois ele dirá então:
– Pior castigo foi ser
Um sertanejo e viver
Distante lá do Sertão.
(Saudades do meu sertão, Izaías Gomes de Assis)

A origem vem das histórias cotidianas contadas e cantadas onde muitos da população eram analfabetos e se divertiam. Essa contação ou cantiga foi iniciada por trovadores medievais que, com essa forma descontraída e cômica falavam ou cantavam as notícias da época usando versos.

No século 16, era praticada pelos trovadores na península Ibérica para agradar aos poderosos. Com o passar dos anos, os artistas começaram a registrar suas falas em folhas soltas e prendê-las em torno do corpo em barbantes para que recitá-las e poderem mexer as mãos de forma teatral e cômica.

No Brasil, o cordel surgiu na Bahia e foi até o Pará, indo para os demais estados do nordeste, na segunda metade do século XIX. Eram pequenos folhetos que cabiam na palma da mão e ficavam expostos pendurados em cordas e eram vendidos nas feiras. Eram de baixo custo e divertiam a população com seus temas de aventura, amor, sofrimento e o que mais tivesse interesse popularmente, desde política, milagres até propagandas religiosas. As imagens expressivas eram feitas com a técnica de xilogravura – gravura em madeira.

Muito bom saber um pouco mais de tão bela forma de expressão e arte!

Confira mais em nosso site sobre a literatura de cordel e boa diversão! 😉 😎

 

Fontes:

Guia do Estudante

Casa Rui Barbosa

Cordel do Brasil

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×