Mia Couto transmite sua maestria

0 Flares 0 Flares ×

O projeto Mentors & Protégé que tem como objetivo “transmitir o conhecimento artístico de uma geração para outra e perpetuar a arte”, uniu duas feras da literatura: o moçambicano Mia Couto sendo o mentor do paulistano Julián Fuks. Eles têm o patrocínio da Rolex.

Fuks foi convidado a passar duas semanas em Açores, (ilha que é território de Portugal) e passarão cerca de um ano em contato para discussões sobre projetos, como o que está a caminho, em que Fuks discutirá a violência urbana em seu novo romance.

A revista “Granta” escolheu Fuks como um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros.

O livro A resistência, de Julián Fuks traz uma expedição pessoal ao passado — político e emocional — de uma família latino-americana às voltas com uma feroz ditadura e com a agridoce experiência do exílio “Meu irmão é adotado, mas não posso e não quero dizer que meu irmão é adotado.”, escreve, logo na primeira linha, Sebastián, narrador deste romance. Como em diversas obras que tematizam a Guerra Suja — o regime de terror inaugurado em 1976 na Argentina —, A resistência envereda pela memória pessoal e nacional. Sebastién é o filho mais novo, e seu irmão adotado, o primogênito de um casal de psicanalistas argentinos que logo buscarão exílio no Brasil. Os pais conhecem bem as teorias sobre filhos adotados e biológicos (Winnicott, em especial), mas a vida é diferente da bibliografia especializada. Cabe então ao narrador o exame desse passado violento e a reescritura do enredo familiar.

Na obra Menina de papel, Julián Fuks mostra uma menina que parece comum e simples, mas você já tentou adentrar aos detalhes do que parece simples e desvendar toda a sua riqueza?

Em Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu, Fuks traz um interrogatório encantado, como os pensamentos viajantes que temos no dia a dia: “Tinha aquele olhar cinematográfico, atento, fechado, aquele que tanto lhe agradava. Sentiu-se feliz por isso. Feliz não, contente. Olhou nas mãos, olhou velocidades. Olhou passos, e sapatos. Poucos tinham saltos. Quantos ali, quantos daqueles passantes, antecipavam suas inevitáveis perdas? Quantos tinham perdas e quantos ainda iriam ter? Quantos daqueles passos iriam ao encontro certeiro de outros passos? Talvez os que não trajassem saltos. Quantas daquelas bolsas carregavam cartas de amor, amor bilateral mesmo?”

Julián Fuks é escrito e crítico literário, nascido em São Paulo, em 1981.

 

Conheça as obras de Julián Fuks na Cia. dos Livros!

 

 

fuks

 

 

 

 

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×