O romance está no ar e nos corações

0 Flares 0 Flares ×

Dizem que a carta é a mãe de todos os gêneros textuais e também é considerada um meio de comunicação talvez mais antigo do mundo, pois o povo do Oriente Médio já escreviam-nas.

Os Sigmanacis eram os mensageiros do Egito há mais de 4 mil anos antes de Cristo.

Na própria Bíblia, Paulo tem 21 cartas.

Pero Vaz de Caminha correspondeu-se com o rei por carta dizendo que havia descoberto novas terras.

Em 1663, João Cavalheiro Cardozo  foi nomeado “correio”, pelo rei, pois levaria cartas para a Colônia.

O serviço postal com selo e pagamento surgiu na Inglaterra em 1840 e no Brasil em 1843.

 

Mas onde entra o romantismo nisso tudo?

 

É que antigamente a distância era diminuída com a chegada das cartas. Ansiosas, sem telefone, as pessoas ficavam à espera de notícias da família e, principalmente, do amor distante, que viajou a trabalho ou cujo namoro era mesmo somente por cartas, para depois finalizar-se em casamento, umas vezes tornando-se um conto de fadas, outras de terror, por não se conhecerem realmente.

Toda essa ansiedade gerava muita alegria ao ouvir aquela voz do moço dos Correios anunciando que havia correspondência. O coração batia mais rápido, aquele envelope era direcionado com as mãos para cima, para que, com a luz, a pessoa enxergasse o papel que havia dentro e não o rasgasse, nem por um milímetro ao abrir o envelope. E, quando abriam o envelope, daí poderia sair papéis perfumados, com folhas secas de flores coladas, corações desenhados, desenhos feitos a carvão ou pigmentos (terra, beterraba, cenoura… tudo era motivo para a criatividade e para dar cor). Mais pra frente, surgiram as folhas de cartas impressas com desenhos laterais e complementadas pela escrita caprichada do remetente que fazia tudo pulsar muito mais rápido.

Com o advento da máquina de escrever, além dos textos, desenhos eram gerados com as letrinhas da máquina, transformando a carta de amor em algo muito mais romântico.

Entre 1996 e 2000, aqui no Brasil, com o advento da tecnologia, da internet, começaram impulsionar as datas comemorativas e, principalmente a do Dia dos Namorados, as cartas ou Cartões Virtuais. Você entrava no site, escolhia uma das mensagens com lindas ilustrações, colocava o seu nome, seu e-mail e o nome e e-mail do remetente, escrevia a sua mensagem, visualizava como ficou o cartão, trocava de imagem se quisesse e depois enviava o cartão e ficava à espera da resposta do mesmo. Foi uma febre boa que trazia de volta aquele gostinho de amor e carinho no ar.

Pensando nisso, a Cia. dos Livros, com sua campanha “Amor Literário”, escolheu 4 lindos textos retirados de livros de ótimos autores, ilustrou-os lindamente e criou o site para envio de cartões postais para o Dia dos Namorados ou, ainda, para qualquer dia em que você queira demonstrar o seu amor pela pessoa querida.

 

romance

Quer experimentar e compartilhar com os amigos? Então, visite e utilize o link.

 

Ótimo romance pra você!

 

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×