Outubro Rosa: porque a sua vida é essencial!

0 Flares 0 Flares ×

Tem muitas coisas que fazemos que aparentemente são cansativas, chatas e até doloridas, mas pensar que algumas delas podem nos dar mais tempo de vida para termos inúmeros momentos felizes com quem amamos, realmente não tem preço.

Atitudes como o autoexame das mamas para averiguar se há mudanças na cor, na textura e  se há presença de nódulos, pode fazer com que descubramos um câncer de mama em um estágio muito inicial, totalmente curável.

Entre 35 e 40 anos, toda mulher deverá fazer a sua primeira mamografia e guardar seus laudos para comparações futuras. Dos 40 aos 50 anos, a freqüência da mamografia deverá ser determinada pelo médico, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco e/ou com as características da mama. Após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente.

Dados:

A mamografia é de 85% a 90% específica.

De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, somente uma ou duas mamografias em cada mil levam ao diagnóstico do câncer.

Aproximadamente 10% das mulheres precisam de uma mamografia adicional.

Apenas de 8 a 10% das mulheres necessitarão de biópsia e 80% dessas biópsias não são câncer.

Consulte periodicamente um ginecologista para que ele indique os exames necessários para a sua saúde ou encaminhamento para um mastologista, que é o especialista para doenças específicas da mama.

E lembre-se:

Exercício físico moderado pode reduzir entre 20 e 40% a fadiga associada ao tratamento do câncer da mama em mulheres.

Encontre um parceiro de exercício para ajudá-la a criar uma rotina. Até mesmo alguns minutos por dia podem fazer uma diferença positiva no seu bem-estar.

Coma bastante proteína, limitando a ingestão de gordura saturada, açúcar, álcool e sal.

Faça refeições menores e com mais frequência ao longo do dia, especialmente se você está enjoada.

Quer saber mais sobre o câncer de mama e seus tratamentos? Veja as dicas de livros que separamos para você.

Peruca, pizza e pitadas de químio: relatos bem-humorados de um tratamento de sucesso contra o câncer, da psicóloga Dra. Ivani Rossi, pela Editora Pulp. Este livro é ótimo e traz todo o alto astral que uma pessoa poderia adquirir para se reerguer e lutar durante um tratamento para vencer o câncer. A Dra. quando foi diagnosticada, enviava e-mails para os seus filhos, relatando o su tratamento, só que de uma forma totalmente divertida. Inúmeras outras pessoas foram sendo copiadas e acrescentadas no chamado de “IvaNews”. Das primeiras experiências com uma peruca, até as pizzas com as amigas e a família, Ivani fazia com que muitas vezes todos esquecessem de que estava enfrentando a doença. Com texto bem leve e informal, Peruca, Pizza e Pitadas de Quimio é um livro para apreciar a alegria de viver.

Vencer o câncer de mama: evitar, tratar e curar, dos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, pela Editora Dentrix, é um livro dedicado às pessoas saudáveis que querem evitar a doença e aos pacientes e familiares que lutam contra câncer.

Tudo o que você sempre quis saber sobre o câncer de mama, de Carlos Henrique Escosteguy Barrios, pela Editora Manole, responde às perguntas mais comuns sobre o câncer de mama com ênfase no diagnóstico precoce e no tratamento da doença.

Câncer e família, como reestruturar a família se a doença chegar?, da psicóloga Dra. Antonieta de Castro Sá, pela Editora Lachatre, traz um estudo sobre a psico-oncologia e o tratamento de pacientes de câncer e seus familiares, abordando os traumas psicológicos que os atingem.

Fontes:

http://www.ibcc.org.br/

http://www.oncoguia.org.br

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×