Personagens inspirados em pessoas que existiram

0 Flares 0 Flares ×

Dos quadrinhos, das telinhas ou das telonas?
Da vida real.

Personagens que são verdadeiras caricaturas, presos no imaginário de muita gente, marcaram gerações, ultrapassaram barreiras.  São assim, essas figurinhas que conhecemos em algum momento da vida e que nos acompanham até hoje.

 

Mas, vamos lá! Estamos procurando a resposta para a pergunta do nosso quadro: De onde vem? Sim, de onde saíram essas “personas”? Essas histórias? Esses traços e vestes como os conhecemos?

 

Muitos desses personagens foram baseados em fatos reais e nós da Cia. separamos algumas dessas figuras marcantes para ilustrar a você, querido, como tudo começa.

 

Como e de onde um autor adquire tantas inspirações? Faça ótimas descobertas e boa leitura!!!

 

O 1° é o infame, alcoolátra e divertido Capitão Jack Sparrow da franquia Piratas do Caribe. É um pirata fictício vivido na telona por Johnny Depp. O que poucos sabem, no entanto, é que essa figura icônica do mundo do cinema foi inspirada em um pirata real – o Jack Ward, ou Capitão Jack Birdy.

Jack Ward, que trabalhou no início de sua vida com pesca, virou um pirata nos primeiros anos do século XVII. Até sua morte, em 1622, Ward — que tornou-se notório como Capitão Jack Birdy – foi um dos piratas mais temidos do Mediterrâneo.

 

Algumas semelhanças entre Birdy e Sparrow apontam a inspiração. A começar pelo nome: enquanto “birdy” significa algo como “passarinho” em inglês, “sparrow” é a palavra para “pardal”.

Outra é muito mais sutil: o personagem do filme traz, em seus penduricalhos, o símbolo do Islã. Sabe-se que, no fim de sua vida, o Capitão Birdy converteu-se ao islamismo.

 

Recentemente revivida em duas adaptações cinematográficas, o conto de fadas de Branca de Neve (cuja história original não é tão fofa assim) foi inspirado por uma jovem que viveu no século XVI.

A Condessa Margarete von Waldeck vivia na região que hoje corresponde ao noroeste da Alemanha. Na época, era uma região predominantemente mineira com  crianças pequenas trabalhando nas minas, porque tinham facilidade de entrar em corredores estreitos e apertados. Essas crianças tortas e subnutridas eram conhecidas como “anões de minas”.

Margarete era considerada uma jovem muito bonita e graciosa, mas odiada pela segunda esposa de seu pai. Aos dezessete anos, a jovem deixou sua cidade natal por conta de desentendimentos com sua madrasta e partiu para Bruxelas, onde conquistou o coração de um jovem príncipe que viria a tornar-se Felipe II da Espanha.

 

Contudo, antes de viverem seu “felizes para sempre”, Margarete morreu — provavelmente vítima de veneno, se considerarmos a letra tremida de sua carta final (a tremedeira é um dos sintomas do envenenamento). A morte prematura (aos 21 anos) de uma jovem bela fixou-se no imaginário popular, dando origem a mitos que podem ter influenciado os Irmãos Grimm.

As desavenças de outra jovem com sua madrasta, 200 anos depois, pode ter trazido alguns detalhes adicionais ao conto. Maria Sophia Margaretha Catharina von Erthal, foi maltratada por sua madrasta no castelo em que vivia com seu pai, em Lohr. Detalhe: a madrasta em questão recebeu de presente de casamento um espelho famoso, conhecido como “Espelho Falante”. Soa familiar?

 

Você acha difícil de acreditar na história romântica por trás de Como se fosse a primeira vez (2004)?

No filme, a jovem Lucy (vivida por Drew Barrymore) sofre  um acidente de carro que a faz perder a capacidade de reter memória recente. Assim, ela lembra de tudo até a época do acidente, mas ao acordar, automaticamente esquece de tudo  que aconteceu naquele dia.

Pois essa é a vida de Michelle Philpots, de 49 anos, que está presa em um mesmo dia há 18 anos. Depois de sofrer dois acidentes de carro, Michelle só conseguese lembrar do que aconteceu até o ano de 1994, e esquece todos as memórias mais recentes no dia seguinte em que as vive. Assim, toda manhã ela precisa revisitar montes de post-its e até mesmo suas fotos de casamento, para descobrir a realidade em que está vivendo, e reconhecer seu marido, com quem casou-se em 1997.

 

Macbeth, assim como parte dos personagens que Shakespeare criou para a peça de mesmo nome, foi inspirado em uma pessoa real, Macbeth, rei da Escócia (ou Mac Bethad).

De fato, foi Macbeth que levou à morte o rei Duncan — que, contudo, não era um senhor idoso, mas um jovem rei — e tornou-se o soberano em 1040 ao lado de sua esposa, Gruoch ingen Boite. Contudo, não há qualquer indício de seu período que Macbeth tenha sido um tirano. Pelo contrário, relatos históricos o descreveram como “o rei generoso” e “agradável”.

 

Aos 15 anos de idade, um jovem chamado Palle Huld ganhou uma competição do jornal dinamarquês Politiken. Para marcar o centenário de Júlio Verne, comemorado em 1928, o jornal levaria o ganhador para fazer a volta ao mundo.

As viagens do ator e escritor dinamarquês, registrados no livro Volta ao Mundo em 44 dias por Palle inspiraram Hergé a criar o personagem Tintin, um jovem cheio de energia e gosto pela aventura, e que ainda trazia muitas das características físicas de Palle: cabelo ruivo, rosto sardento e nariz arrebitado.

Infelizmente, o Tintin de carne e osso faleceu em 2010, aos 98 anos.

 

Como é de (relativo) conhecimento popular, a Mônica – assim como a Magali e a Marina – foi baseada em uma filha de Maurício de Sousa.

Quando criança, Mônica era gorducha, dentuça e baixinha, exatamente como a personagem que inspirou. Inicialmente, ela foi criada nos quadrinhos para ser coadjuvante das aventuras de Cebolinha (inspirado em um amigo de infância de Maurício), mas aos poucos foi erguida ao posto de protagonista pela preferência do público.

Quando a irmã mais velha de Mônica, Mariângela (que inspirou Maria Cebolinha) cortou os cabelos da mais nova, deixando diversos “caminhos-de-rato” em sua cabeça, e inspirando Maurício a criar o cabelo em gomos da personagem.

 

A lenda de Zorro já ocupou telonas, telinhas e as páginas de livros e HQs. Trata-se da história de Diego de la Vega, um jovem rico na colônia espanhola, na região que hoje corresponde à Califórnia, que de noite transforma-se em um herói mascarado.

A história do justiceiro, contudo, é baseada na história real de Joaquin Murrieta, o líder de um grupo de foras-da-lei chamados de “Os cinco Joaquins”. Eles eram uma espécie de “Robin Hoods del Mexico”, já que roubavam por Sierra Nevada para usar o dinheiro para ajudar famílias pobres hispânicas da região.

Murrieta acabou sendo preso pelo governo da Califórnia, foi decapitado, e teve a cabeça exposta publicamente como exemplo — bem menos glamouroso que o Zorro ficcional. Há uma pequena homenagem à inspiração real no filme A Máscara de Zorro, em que um personagem de mesmo nome é decapitado.

 

O clássico do movimento BeatOn the Road, escrito por Jack Kerouac e levado às telonas por Walter Salles, é inspirado em uma viagem real feita por Keroauc em sua juventude. Assim, praticamente todos os personagens correspondem a pessoas reais que fizeram parte da vida do autor.

 

 

Confira alguns títulos desses personagens e muitos outros na Cia. dos Livros:

Turma Da Mônica Jovem: Coisas Que As Garotas Devem Saber

http://www.ciadoslivros.com.br/turma-da-monica-jovem-coisas-que-as-garotas-devem-saber-563002-p137483

 

Caça Ao Pirata – Vol.3 – Coleção Piratas Do Caribe- Jack Sparrow

http://www.ciadoslivros.com.br/caca-ao-pirata-vol-3-colecao-piratas-do-caribe-jack-sparrow-274600-p20855

 

Branca De Neve: Contos De Grimm

http://www.ciadoslivros.com.br/branca-de-neve-contos-de-grimm-419897-p79815

 

Macbeth

http://www.ciadoslivros.com.br/macbeth-644829-p189144

 

Marca Do Zorro, A

http://www.ciadoslivros.com.br/marca-do-zorro-a-570746-p144892

 

On The Road: Pé Na Estrada

http://www.ciadoslivros.com.br/on-the-road-pe-na-estrada-590470-p161934

 

100 Maiores Personalidades Da Historia, As

http://www.ciadoslivros.com.br/100-maiores-personalidades-da-historia-as-322161-p462093

 

(As) 51 Personalidades (Mais) Marcantes Do Brasil

http://www.ciadoslivros.com.br/-as-51-personalidades-mais-marcantes-do-brasil-671551-p466815

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×