Por quê “Outubro Rosa”?

0 Flares 0 Flares ×

Quem conhece aquele laço rosa já se lembra logo do Movimento para a prevenção do Câncer de mama, não é mesmo? Mas o que poucos conhecem é a história de como surgiu.

O movimento “Outubro Rosa” tem âmbito internacional e seu símbolo é o laço rosa representando a luta contra o câncer de mama e estimulando a participação da população, empresas e entidades.

Onde tudo começou?

Teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados faziam ações para a prevenção do câncer de mama e mamografia no mês de Outubro. Só depois de aprovado pelo Congresso Americano, finalmente, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1990, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Até hoje é promovida na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos já comemoravam o Outubro Rosa, conscientizando sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce. Eles enfeitavam com os laços rosas os locais públicos e faziam corridas, desfiles de moda com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

Depois surgiu a iluminação de monumentos e prédios com o rosa. Basta ver a mudança nos locais e já nos lembramos do Outubro Rosa.

No Brasil, a primeira ação foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, SP, no dia 02 de Outubro de 2002, por mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos.

Em Maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, de Santos, SP, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio, alertando a população para participar do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Vale lembrar que em todo o estado de São Paulo todo ano são realizados 2 mutirões de mamografia, um em Maio e o outro em Novembro.

Em Outubro de 2008, diversas entidades iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades.

Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA,Teresina-PI ,Poços de Caldas-MG e outras cidades.

Então, além da conscientização da prevenção do câncer, temos que lembrar que o autoexame deve ser feito durante todo o ano, não somente no mês de Outubro e, ainda, que a prevenção é o que poderá salvá-la, pois quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de mama, mais terá chance de cura. Afinal, 80% dos tumores são descobertos no autoexame.

Faça o seu autoexame e transmita essa informação a todos.

Veja como é simples!

São 5 passos que você pode fazer semanalmente a qualquer horário ou aproveitando aquele momento em que acabou de acordar e ainda não saiu da cama:

1 – Deitada com os seios para cima:

Coloque a mão esquerda embaixo da cabeça e, com a mão direita apalpe a mama esquerda em movimentos circulares. Aperte levemente com as pontas dos dedos para verificar se não há nódulos estranhos.

2 – Inverta. Coloque a mão direita embaixo da cabeça e, com a mão esquerda apalpe a mama direita em movimentos circulares. Aperte levemente com as pontas dos dedos para verificar se não há nódulos estranhos.

3 – Em frente a um espelho que dê visão ao seu tronco, faça uma análise:

Observe o bico dos seios; toda superfície e contorno das mamas.

4 – Agora levante os braços e confira se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.

5 – No banho, depois de ensaboar-se:

Eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Inverta e faça o mesmo na mama esquerda.

Viu como é simples? Cuide do seu corpo, ensine também. Passe essa informação para todos.

Alterações na cor, na testura das mamas, nódulos, líquido no bico dos seios, dor embaixo das axilas podem ser sinais de câncer de mama.

Autoexame é um sinal de amor próprio. Previna-se!

Confira livros com mais informações e histórias. Clique aqui!

 

 

outubro-rosa

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×