Qual a origem da comemoração do Halloween? Conheça aqui! :-D

0 Flares 0 Flares ×

Qual a origem da comemoração do Halloween?

O “Dia das Bruxas” não tem origem precisa, mas dizem que surgiu centenas de anos antes de Cristo, na Europa.

 

Imaginem um ritual onde espíritos, fantasmas, demônios e fadas apareciam pelas ruas na noite de 31 de Outubro? Assim era o Halloween para o povo celta – habitantes da Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Era o início do Samhain, quando celebravam o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, um período associado aos mortos. “No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados”, diz a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda.

Ainda não era uma época de doces, então os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais e ofertavam leite para acalmar os espíritos, acendendo fogueiras para espantá-los. Aliás, fogueiras também serviam para simbolizar a renovação das esperanças para o ano seguinte, mas hoje, praticamente são decorativas ou para aquecer as festas.

No século 9, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de “Todos os Santos”. Surgiu daí a própria palavra “Halloween”, originada de all hallows eve, que em português quer dizer “véspera do dia de Todos os Santos”.

No século 20, o Halloween absorveu os filmes de terror na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

Quando você ouve falar em Halloween ou Dia das Bruxas, a imagem que mais vem a cabeça é a abóbora com cara espantada esculpida e vela dentro, não é mesmo? Pois saiba que ela tem nome: Jack. Mas quem era ele? Segundo o povo celta, era um espírito condenado a vagar pela eternidade. Ele iluminava o seu caminho com um nabo cujo interior continha uma brasa doada pelo capeta. No século 19, os irlandeses foram para os Estados Unidos e trocaram o legume pela abóbora acesa com uma vela, que ganhou o nome de Jack da Lanterna. Afinal, achar nabo por lá era bem difícil e precisavam continuar a tradição. E não é que ficou simpático o tal “Jack da Lanterna”?

O que mudou dos povos celta pra cá?

Travessuras ou gostosuras?

Essa é a frase usada atualmente pelas crianças para ganhar guloseimas.
Elas aparecem fantasiadas com um baldinho, sacola ou cesta para carregar os doces.


Bruxas do bem

Hoje, as bruxas são mulheres fantasiadas com aparência assustadora que usam a magia para fazer o mal. Para os celtas, as bruxas conheciam os poderes terapêuticos de plantas e ervas, faziam parte da comunidade e podiam participar das celebrações.

Monstros hollydianos

Hoje, devido as produções de Hollywood, os vampiros, múmias, lobisomens e outros personagens do cinema são presenças garantidas em qualquer Halloween. Mas o costume de se fantasiar surgiu com os celtas, que na época vestiam-se para a festa usando a cabeça e a pele de animais abatidos antes do início do inverno.

Enfim, é só lembrar do dia em que bruxinhas e monstrinhos com abóboras surgem à sua porta, dizendo “travessuras ou gostosuras”, que você pode ter certeza que está em um 31 de Outubro em pleno dia de Halloween ou Dia das Bruxas. Então, compre docinhos pra entregar pra galerinha e faça desse dia uma ótima diversão!

Fontes:

Brasil Escola

Sua Pesquisa

 

Agora que já sabe bastante, que tal conferir “gostosuras ou travessuras” com a gente. Confira os títulos que são a cara do Halloween e que separamos para vocês nesta campanha pra lá de especial!!!

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×