Sociedade, casamento e ironias com Jane Austen

0 Flares 0 Flares ×

Jane Austen nasceu em 16 de Dezembro de 1775, em Steventon, Reino Unido e faleceu em 18 de Julho de 1817, em Winchester, Reino Unido, aos 42 anos, vítima do mal de Addison*. Deixou inacabado o romance Sanditon. Ela não se casou, mas não se sabe se teve um grande amor que a inspirou a criar os seus grandes romances.

As Memórias Perdidas de Jane Austen

A autora Jane Austen faz sucesso há dois séculos e suas obras sempre foram centradas nos fatos que aconteciam nos matrimônios e que são atuais até os dias de hoje. Ela se utilizava da ironia para fazer suas críticas, sabendo ambientar o leitor aos cenários da época, às atitudes e ao caráter das pessoas na sociedade do século XVIII.

Sua irmã Cassandra foi sua melhor amiga e confidente e elas tiveram grande acesso à leitura por conta da biblioteca da família, o que talvez a levou a escrever precocemente, sendo o seu primeiro livro Lady Susan, publicado quando tinha apenas 17 anos. A história da obra traz uma viúva que está à procura de um marido tanto para ela quanto para a filha.

Uma boa coletânea de textos de Jane Austen e Charlotte Brontë é a obra Juvenília, com textos curtos que a autora escrevia na sua juventude para a família, inclusive com dedicatórias. Também podemos notar a escrita de Austen criticando as fraquezas humanas e, na escrita de Brontë, todo o seu romantismo e seu lado fantasioso.

Jane Austen, aos 22 anos já havia escrito os romances Razão e sensibilidade e Orgulho e preconceito.

Razão e sensibilidade foi publicado em 1811, assinado como By a lady (feito por uma mulher). O enredo traz duas irmãs que têm um irmão mais velho de outro casamento do seu pai e uma mais nova que elas. Seu pai falece e deixa a herança somente para o mais velho, pedindo para que cuidasse das irmãs. Ele até pensa em fazer isso, mas é convencido pela esposa a ficar com tudo. Assim, as meninas ficam numa situação financeira bem precária e mudam-se da casa. Acabam conhecendo o cunhado do seu irmão e uma delas começa a se interessar por ele.
O livro se desenvolve com uma sendo muito racional e a outra totalmente sensível, mostrando todo o dilema que envolve o casamento. O grande lance é a mensagem que Jane Austen passa, de que tem que haver um equilíbrio entre a razão e a emoção.

Orgulho e preconceito foi publicado em 1813. A história gira em torno de uma família com 4 filhas solteiras. A mãe quer que elas se casem. A mais velha é apresentada a um figurão da sociedade. Ele tem um amigo e este é apresentado para a outra irmã, mas age de forma grosseira com ela, que se rebela contra ele, gerando um grande conflito.
O que realmente a Jane quer nos mostrar nesta obra de sucesso é que nem sempre a primeira impressão que temos sobre outra pessoa é realmente a verdadeira, tanto que o livro recebeu originalmente o título de First impressions.

Três livros da autora que foram carregados de ironia, mostrando que, na época, a única forma de uma ascensão social era pelo casamento são Emma, A abadia de Northanger e Mansfield Park, que foram compilados em uma única obra, pela editora Martin Claret.

Emma mostra uma rica jovem independente que não quer se casar, mas torna-se uma casamenteira para as amigas. O filme As patricinhas de Beverly Hills é uma adaptação atualizada deste livro.

Em A abadia de Northanger, Jane fala sobre uma jovem influenciada pelos romances que lê e faz  críticas aos romances fantasiosos.

Na obra Mansfield Park  uma garota decide morar com seus tios ricos em Mansfield Park e se vê longe de tudo que conheceu até então.

O livro Persuasão foi concluído no início da doença que a fatalizou, tendo primeiro o nome The Elliots. A aproximação de uma garota que sempre coloca a família em primeiro lugar, com um rapaz que é mal visto pela família dela por não ter posses, nem status. E exatamente por prezar tanto a família, ela o deixa de lado. Só que ele ascende na vida e torna-se capitão, anos depois. Nessa época, ele retorna à cidade e corteja a amiga dela. Ela fica magoada consigo por ter dispensado uma pessoa que tinha um potencial e que ela não soube ver, assim como os seus familiares, mostrando o quanto é difícil reprimir os próprios sentimentos.

A autora Syrie James, estudiosa de Austen, procurou escrever uma história romanceada sobre a vida de Jane Austen e criou o livro As memórias perdidas de Jane Austen, um livro de ficção com fatos reais da vida da autora, sendo um romance de época muito intenso e encantador.

* A doença de Addison pode ser auto-imune, causada por auto-anticorpos dirigidos às células adrenais ou são consequências da tuberculose, aids, sarcoidose, amiloidose, hemocromatose, câncer metastático para as glândulas adrenais, hemorragia adrenal, síndrome de Waterhouse-Friderichsen (hemorragia maciça, geralmente bilateral, das adrenais causada por meningococcemia fulminante) e hiperplasia adrenal congênita; podendo estar associada a hipotireoidismo, diabetes mellitus tipo 1, vitiligo, alopécia ou doença celíaca.

Conheça os livros de Jane Austen na Cia. dos Livros!

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×