Você sabe como surgiu a leitura?

0 Flares 0 Flares ×

A Cia. explica.

Temos que pensar na evolução do homem para chegarmos aos primórdios da escrita ou algo que signifique, que passe uma mensagem, para depois chegarmos ao que consideramos hoje como escrita e leitura.

O homem das cavernas conseguia deixar suas mensagens por meio de desenhos rabiscados com pedras, galhos ou qualquer outro instrumento ou artefato pontiagudo que conseguisse criar para servir-lhe. Tais mensagens eram deixadas nas paredes das cavernas, em pedras externas ou mesmo em cascas de árvores. Logo, se ele deixava algo rabiscado, um outro “alguém” o leria e entenderia a mensagem. Esse alguém já era um “leitor”, mesmo sendo apenas de imagens significantes.

Em meados do século VI antes de Cristo até o império babilônico, as necessidades comerciais já traziam o desafio de “controle” das vendas e dos ganhos e, por isso, começaram a arranjar formas de registro, como utilizar uma corda e dar um nó a cada venda realizada.

Os sumérios começaram a criar símbolos gráficos para cada som gerado, e consequentemente, a fonografia, os pictogramas, os hieróglifos, a escrita silábica ou logossilábica e a escrita alfabética.

Imagine que os primeiros textos teatrais, literários e suas declamações eram registradas apenas na mente, pois o início dos registros de sinais ou sílabas eram feitos por profissionais chamados “escribas” e, basicamente, para contratos comerciais e controles de vendas!

Os gregos e romanos, primeiramente, começaram a registrar suas leis. Naquele tempo somente os nobres sabiam ler, escrever e transmitir a outros que se interessavam pelo assunto, meramente pelo cunho comercial. Mas, como quem começa ler e escrever também é impulsionado por outros assuntos, os gregos passaram a registrar fatos filosóficos, literários e artísticos. Neste momento, podemos dizer que o leitor era aquele que declamava, que falava em voz alta aquilo que lia. Isso mesmo! Igual vemos nos desenhos e filmes, aqueles homens com papiro sendo desenrolado e lido em voz alta.

Na Idade Média a leitura finalmente tornou-se, aos poucos, um ato também em voz baixa e de forma individual, mas todos se admiravam ao ver alguém lendo assim. A própria religião e a imposição de seus escritos, impulsionou a leitura silenciosa.

Como podemos notar, a leitura e a escrita surgiram por necessidade de registros e se propagou primeiramente de forma elitista, pois em sua maioria, quem sabia ler e escrever estava no poder, seja no comércio, nas legislações, nas religiões ou nas artes.

Depois do invento da imprensa e somente com as revoluções comercial e industrial é que a necessidade de expansão da leitura e da escrita ascendeu no mundo, gerando, ainda, a obrigatoriedade de ensino para as crianças, mesmo as que não possuíam poder aquisitivo.

No Brasil, a leitura começou com a catequização dos índios pelos jesuítas e com a necessidade de ensinar aos filhos dos colonos brancos, pois estes cuidavam do comércio do açúcar e do ouro e precisavam saber fazer os seus registros.

A falta de escolas no Brasil sempre impediu a rápida expansão e divulgação da leitura, sendo mais impulsionada após o século XIX.

Num âmbito geral, depois de sanadas as necessidades de registros comerciais, jurídicos, filosóficos, artísticos e médicos, além, é claro, de seus respectivos leitores e propagadores de ensinamentos, foi surgindo a necessidade da produção de escala em massa desse material, tanto pela imprensa (jornal), quanto por revistas, livros e, depois, com as tecnologias, em microcomputadores, notebooks, tablets e, finalmente, smartphones, os quais agregam de tudo um pouco em um único aparelho e na ponta dos dedos.

E viva a leitura, as necessidades e as tecnologias!

Conheça mais sobre gêneros textuais, desde um bilhete, uma crônica, uma dissertação, um e-mail, até uma tese no livro Guia prático de leitura e escritura: Redação, resumo técnico, ensaio, artigo, relatório.

Quer conhecer mais sobre a leitura? Vem com a Cia.!

 

 

 

 

Cia. dos Livros

No blog da Cia. dos Livros nossa missão é levar informação, entretenimento e todas as novidades do mundo dos livros e indústria editorial. Para os estudantes publicaremos sobre concursos, provas, tudo que envolve o universo do estudante. Resenhas, dicas, indicação de autores desconhecidos e famosos. Adaptações para o cinema, novos lançamentos, eventos da Cia. e mercado editorial, além de algumas curiosidades. Ler é conhecimento, te permite viajar sem sair de casa, compartilha cultura, te ajuda a escrever melhor, além de aguçar seu senso crítico. Vamos trocar ideias, comentários, sugestão ou dica, leia e compartilhe as suas ideias conosco!

Deixe um comentário

 
  • No blog da Cia. dos Livros você pode encontrar notícias sobre os melhores livros e todas as novidades do mundo literário. Fique por dentro dos lançamentos, pré venda e os best sellers mais procurados no mundo dos livros. Que tal separar um tempinho e ver quais são os livros mais vendidos do mundo?As maiores curiosidades da literatura? Leia e compartilhe as suas ideias conosco!
    Nossa missão é reunir todos os apaixonados por livros agregando cultura, conhecimento e comportamento. Temos um enorme prazer em compartilhar novidades literárias do mundo das artes, falar de culinária, livros de viagens e turismo e trazer as notícias mais curiosas do seu autor preferido.
    Se você busca aprimoramento e notícias da sua área de atuação, você pode encontrar informações sobre livros de direito, medicina, engenharia e muito mais. No blog da Cia. dos Livros, também temos espaço para estudantes, trazendo informações de concursos, livros de estudo e sobre carreiras.
    Visite a seção A boa do dia, e aguce a sua mente. Fique por dentro sobre datas, ideias e ideais. Não tem ideia do que fazer hoje? Na seção Eventos e Cia. você acha o que procura pra se divertir a valer. Mas, e se você tem aquelas dúvidas sobre de onde vem alguma coisa? Sua dúvida poderá estar explicada na seção De onde vem. Já lhe falaram que os infográficos são ótimos para esclarecer rapidamente sobre todos os assuntos? Visite a seção Infográficos do blog da Cia. dos Livros! Conheça também o site da Cia dos Livros, um mundo de livros em um site seguro e premiado.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×